top of page
2_edited.png
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube
estatua-1_edited.png

Conteúdos

para ler, se informar e espalhar

Foto do escritorJanuário Mourão

VOCÊ SABIA QUE MULHERES SE MASTURBAM? - ironias, mitos e tabus sobre a masturbação feminina

Atualizado: 4 de jul.

Eu não sei se todos vocês sabem dessa informação, mas eu me sinto na obrigação de compartilhar: SIM, MULHERES SE MASTURBAM! Ficou chocado/a? Por mais cético que você possa ser, acredite que essa informação é seguramente verdadeira.

 

Brincadeiras à parte (mas, muito necessária), começo esse texto para dizer que, infelizmente, a masturbação feminina ainda é cercada por muitos mitos e tabus. Mas, isso não é de hoje! Tem muita “treta” envolvida nessa ideia que mulheres devem ser puras e castas e por isso não podem realizar algo tão sujo como a masturbação (contém ironia!).  

A verdade é que esses preconceitos são tão socialmente enraizados que causam consequências desastrosas para (claro!) as mulheres. A falta de informação e de autoconhecimento sobre o seu corpo potencializam estigmas culturais/sociais e a repressão da sexualidade feminina, em geral, pelas próprias mulheres.

O relato de muitas mulheres que só tiveram orgasmo depois de anos de vida sexual ativa exemplifica o quanto a masturbação feminina é colocada como algo não apropriado para elas (assim como cerveja forte, gostar de futebol, games etc). Não é à toa a existência de um abismo entre os orgasmos masculinos e femininos – muitos estudos revelam que eles chegam ao orgasmo mais vezes (em quantidade) que as mulheres ao longo da vida. Afinal, homens podem se masturbar sim, claro!  

masturbação feminina

Mitos? Temos! Aliás, há muitos.

Alguns exemplos (desastrosos) que tentam emplacar com objetivo de criar uma falsa ideia de que a masturbação feminina não deve ser realizada:


A masturbação feminina vicia?

Isso é um mito. Assim como para os homens, a barreira do que é aceitável como frequência é o quanto isso está interferindo na sua vida social e profissional.

 

A masturbação faz a mulher ser uma pecadora?

Infelizmente, muitas religiões tratam a masturbação como pecado. Já que para elas o sexo deve ter o objetivo de procriação e não para o prazer. Além disso, o prazer feminino sempre foi muito reprimido (até hoje é), como se fosse algo vulgar. De forma alguma uma mulher deve se sentir culpada por se proporcionar prazer através da masturbação.

 

Diferente do homem, a masturbação feminina não está relacionada ao prazer

"Mitasso"! Não há diferença entre homens e mulheres com relação a masturbação proporcionar prazer. Na verdade, a mulher tem várias vantagens físicas quando o assunto é masturbação. Ela pode chegar ao orgasmo no clítoris (ou outra região genital) ou com penetração na vagina usando as mãos (dedos) ou sexy toys. Já os homens não têm muitas variáveis para sentir esse tipo de prazer. Para ele é a mão mesmo fazendo movimentos ritmados de vai-e-vem com “seu amigo”. Além disso, a imaginação do homem para manter a excitação deve ser muito mais trabalhada, pois fica complicado para ele se masturbar sem o pênis estar ereto.

 

Masturbação é coisa de mulher solteira

Masturbação é coisa de ser humano! Existe um mito bem machista de que masturbação feminina é voltado para mulheres solteiras que não têm parceiros (as) sexuais. Chega a ser vergonhoso alguém pensar isso. "Cruzcredo"! Inclusive, mulheres que tenham parceiros/as não está (nunca!) impedida de se masturbar, seja sozinha ou com ele/ela.

 

E há outros causados pela falta de informação.

Listo aqui:

 

É verdade que a mulher pode perder a virgindade se masturbando?

Se a masturbação for apenas no clítoris, não há nenhum risco. Porém, se for introduzido um vibrador (ou outro “brinquedinho”) na vagina, pode haver ruptura do hímen. Mas fica a dica, não introduza objetos estranhos no canal vaginal ou ânus. Isso pode levar a lesões ou infecções.

Fica mais fácil chegar ao orgasmo na masturbação do que tendo relação sexual com outra pessoa?

Sim! Quando você conhece seu corpo e sabe o local e a forma certa de se tocar, isso facilita muito à chegada do orgasmo. Porém, é importante mostrar ao seu parceiro/a quais são os locais que mais te excitam como gosta de ser tocada.

 

Introduzir um sexy toy na minha relação sexual para o meu parceiro/a me masturbar pode atrapalhar a relação?

Não deveria ser um problema, já que é algo que gera prazer. Novidades (sempre que combinadas) devem ser introduzidas sempre em um relacionamento.

 

A masturbação melhora a agitação e a insônia?

Sim. Pois libera hormônios que proporcionam relaxamento, sensação de bem-estar e melhoram o humor.

 

Masturbação alivia dores menstruais?

Verdade. A liberação de hormônios provocada pela chegada ao orgasmo, também ajudam no relaxamento e no alívio dor provocada pela cólica menstrual.

 

Mulheres que se masturbam são mais taradas que a aquelas que não se masturbam

Ser uma mulher que conhece seu próprio corpo e gostar de se dar prazer é ser “tarada”? Então, a resposta é sim! Na verdade, por conta de uma cultura patriarcal. em que muitas regras sociais foram criadas por crenças religiosas, uma mulher que chega ao orgasmo, se masturbando sozinha e sem depender de um homem, é muitas vezes vista como tarada. Gostar de sexo e de gozar não tem nenhuma relação com nenhuma tara, tem a ver com prazer.

 

Infelizmente, a educação sexual ainda é inadequada e a masturbação feminina raramente é discutida. Isso perpetua a desinformação, mitos e tabus em torno do tema. A sexualidade feminina é tratada de maneira objetificada, sem reconhecer a autonomia e o direito das mulheres ao prazer sexual, incluindo a masturbação.

 

Combater os mitos e tabus sobre a masturbação feminina envolve educação, abertura e a promoção de um diálogo saudável sobre a sexualidade. Ao entender que a masturbação é uma parte natural e saudável da vida sexual de muitas mulheres, podemos reduzir o estigma e promover um maior bem-estar sexual e emocional. Espalhem essa ideia!

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

atendimento@escoladepensar.com.br

whatsapp: (71) 99172 4578

AQUI TEM MAIS

  • Instagram
  • LinkedIn
  • Youtube

Gaveta do Pensamento 
CNPJ: 49.802.906/0001-19

Avenida Tancredo Neves, nº 2539, CEO Salvador Shopping, Edf. Torre Londres, sala 2609 - Caminho das Árvores.

CEP.: 41820-021

Monocolor-04_edited.png
bottom of page